NUNO GONÇALO DA PAULA (2024). O culto a Santa Joana Princesa em Aveiro. Aveiro, 9.5.9-Editora.

13-04-2024

SINOPSE

Esta obra resulta de trabalho académico de investigação.

É um excelente tributo ao conhecimento sobre Santa Joana e à história de Aveiro e contributo para o debate sobre a vida da Infanta Joana, Princesa e Santa para a Vila , Cidade e Diocese de Aveiro.

O Autor trabalha-investiga uma área determinante para o conhecimento de Joana de Portugal. Vários investigadores têm abordado o assunto, com rigor histórico, na perspetiva de Joana – Infanta ou Joana-Religiosa e Santa (no culto popular).

A obra não constitui a apresentação de interrogações, estudos, formulações e a conclusão sobre um determinado problema e sob a forma de uma narrativa contínua e sem mácula. Parte, sim, de uma realidade existente num território, que conheceu diversos matizes e dimensões, ao mesmo tempo que se sedimentava no tempo mas por diversos agentes. Poder-se-ia ter optado por outros vetores, nomeadamente a Igreja – enquanto instituição global – e assim se abarcaria "tout court" a comunidade do Mosteiro de Jesus, a Ordem dos Pregadores, a Diocese de Aveiro e a Irmandade de Santa Joana Princesa, mas a opção, mais útil, recai sobre a observação de cada um deles isoladamente. Por outro lado, não incluídos outros possíveis agentes dignos de registo autónomo, entre eles a Coroa Portuguesa e a Casa de Bragança, cujo âmbito ora nacional ora local não cabem no trilho de memória do culto à Infanta em Aveiro; bem como a Diocese de Coimbra nem governadores eclesiásticos designados para Aveiro, precisamente pela mesma razão.

O conteúdo expõe a maneira mais sistemática, mas também tão abrangente e rigorosa quanto exequível, o culto que se presta à Infanta D.ª Joana de Portugal, vulgarmente conhecida por Santa Joana Princesa. De facto, não é ainda canonizada e na sua curta vida de 38 anos, apenas em dois deles susteve a coroa de princesa. Era, sem dúvida, Joana e foi precisamente o retirar de tudo quanto era passageiro, motivo de desentendimento ou soberba aos seus dias que a terá feito escolher Aveiro como o seu destino. Foi onde viveu dezoito anos, de forma humilde e sinceramente religiosa, embora sem ter cumprido votos solenes, por razões políticas e de saúde. Num mosteiro pobre e rigoroso, foi uma como as demais, sem deixar, porém, as suas responsabilidades, sempre que o dever do sangue o exigia.

---

Livro 16x23 com 304 páginas. "O Culto a Santa Joana Princesa de Aveiro"
Capa com badanas em Cartolina 1/Face 250g a 4/0 cor + plástico mate frente.
Miolo em IOR Creme 90g a 1/1 cor. Acabamento colado à capa.

A ilustração da capa é da autoria de António Neves, reputado artista plástico ilhavense.

O autor

Nuno Gonçalo da Paula, nascido em Aveiro, licenciou-se em História.

Apesar da sua juventude, tem desenvolvido profícuo labor na defesa e promoção do património de Aveiro, de maneira especial o património religioso, através da publicação de artigos, intervenções públicas e estudos.

Mestrado em História pela Universidade de Letras do Porto.

Provedor da Irmandade de Santa Joana.

9.5.9
Todos os direitos reservados 2023
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora